Osteopatia e os benefícios à coluna vertebral

vertebral

A coluna vertebral faz parte do esqueleto axial, possui 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 1 sacro e 1 cóccix. Além da parte óssea temos “tecidos moles”, tais como músculos, ligamentos, cápsulas, tendões e discos. Essas estruturas são responsáveis pela sua flexibilidade.

Ela possui 2 curvaturas com concavidade anterior (tórax e sacro/ cóccix) e 2 com concavidade posterior (cervical e lombar). As curvaturas têm grande importância na “descarga” de peso.

A coluna vertebral também é responsável por grande parte da locomoção, sustenta boa parte do peso e a posição bípede. Ela constitui, também, importante eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e o periférico através da medula espinhal, que fica contida no canal vertebral. Por essa comunicação existente é que muitos problemas com origem na coluna vertebral são sentidos, muitas vezes, nos membros superiores, membros inferiores e região glútea.

Alguns exemplos de causas de dores na coluna são: excesso de peso, traumatismos locais, problemas posturais, degeneração das estruturas da coluna vertebral, movimentos repetitivos nos esportes em saltos, corridas, quedas, etc… Com esses problemas, o indivíduo poderá apresentar disfunções tanto na coluna vertebral como em outros lugares do corpo.

O osteopata, através do TMO (Tratamento Manipulativo Ostepático), irá identificar a causa do problema e restabelecer a função comprometida, dando bem-estar ao indivíduo.

Marque a sua consulta na Osteopatia Carlos Nascimento, pelo WhatsApp (21) 9 9821-4100.