1 – O que é a Osteopatia e seus benefícios?
É um sistema de cuidados de saúde de âmbito primário{1} que atua sobre vários distúrbios por meio da aplicação do tratamento manipulativo osteopático, associado a medidas de prevenção, cuidado e promoção da saúde.
{1} Conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
2 – Para que serve?
A Osteopatia serve para melhorar a saúde dos indivíduos através do tratamento manipulativo osteopático. Esse irá atuar sobre as disfunções de órgãos e/ou tecidos, diminuindo quadros álgicos e restabelecendo a função dos mesmos.
3 – Quando devemos utilizar os serviços de um osteopata?
Sempre que um indivíduo estiver uma disfunção em um órgão, tecido, articulação, fáscia, ligamento, músculo, etc. Temos na Osteopatia uma aliada no restabelecimento de sua saúde.
4 – Qual a importância da Osteopatia para os esportistas?
Durante a prática esportiva os indivíduos podem ter disfunções agudas em seus músculos e articulações. Nesses casos de lesões recentes os tecidos ainda não tiveram tempo de se adequar à nova situação, e isso facilita o sucesso do tratamento manipulativo osteopático.
5 – Quais os benefícios que a Osteopatia pode trazer para a qualidade de vida das pessoas?
A Osteopatia pode levar a diminuição, ou até mesmo, abolição de quadros álgicos. Isso é sua grande contribuição para a qualidade de vida das pessoas.
6 – Como é feita a avaliação na primeira consulta?
É feito um preenchimento de prontuário com dados pessoais e a história patológica pregressa, hábitos de vida. Em seguida é feito um exame clínico osteopático manualmente para detecção de possíveis disfunções. Após essa etapa, o paciente é tratado através de técnicas do tratamento manipulativo osteopático e reavaliado também manualmente para que se possa saber se as disfunções foram normalizadas.
7 – Como fazer a prevenção e que hábitos saudáveis devem ser mantidos regularmente?
A Osteopatia é holística e, por isso, acreditamos ser o corpo humano indivisível, com tudo interagindo em nosso organismo. As abordagens de prevenção dizem respeito a manter hábitos de vida sadios, tais como: fazer atividades físicas regularmente, cuidar da postura corporal, beber bastante água, ter boas noites de sono, evitar carnes vermelhas, frituras, álcool e tabagismo.
8 – A Osteopatia pode aliviar a cefaleia?
A cefaleia (popularmente conhecida como dor de cabeça) pode muitas vezes ser tratada com Osteopatia. Para isso o paciente deve passar por uma consulta osteopática onde serão investigadas as causas da cefaleia do indivíduo, tanto no sistema craniano, como também, no visceral.
9 – Qual a importância da parceria entre o médico e o osteopata?
Ambos são profissionais de saúde e, assim como os outros profissionais de saúde, devem dar sua contribuição para o reestabelecimento da saúde dos pacientes, mantendo uma boa ética em seu serviço.
10 – Apesar de ser para aliviar as dores, fazer um tratamento de Osteopatia dói?
A utilização do Tratamento Manipulativo Osteopático não costuma gerar dores nos pacientes, porém, a palpação de áreas com disfunção pode algumas vezes gerar algum incômodo. O posicionamento de um paciente com pouca flexibilidade também pode gerar algum desconforto, mas o osteopata possui o conhecimento para solucionar esses problemas e dar continuidade ao tratamento.